Ir para o conteudo
Contato Acontece Parceiros Midia Cursos Realizações Ciclo de Atualização Quem Somos
Desenvolvimento e hospedagem Microum
Acesso Online
IMOP

IMOP apoia criação do programa Curitiba + Design

Por meio do instituto, o setor da moda esteve representado em cerimônia realizada na Prefeitura

O IMOP – Instituto de Moda do Paraná – participou de um encontro alusivo ao Dia Mundial do Design Industrial, comemorado em 29 de junho. A vice-presidente do IMOP, Nereide Michel, foi quem representou o setor, em um evento realizado na Prefeitura de Curitiba. 

Na ocasião, o prefeito Gustavo Fruet recebeu dos grupos ligados ao design um documento intitulado “Contribuições do Design para Curitiba” que aponta diretrizes norteadoras para tornar a cidade uma referência nacional e internacional no segmento.

“O design tem sido um valioso instrumento de melhoria da qualidade de vida, assim como elemento impulsionador do desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental. Hoje, 80% do PIB da cidade vêm do setor de serviços e somos a 2ª capital que mais recebe novos talentos. Este é o ambiente ideal para investir e incentivar o design”, disse Fruet.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires, destacou o potencial de contribuição do design para Curitiba. “A cidade tem 49 cursos de design, 14 grupos de pesquisa em design – que representam 11% dos estudos nacionais, recebeu mais de 460 prêmios de design nos últimos 10 anos e tem quase 2.700 designers em atividade. Temos todas as condições para alavancar o desenvolvimento socioeconômico sustentável e transformar Curitiba com a força e as soluções urbanas oferecidas pelo design”, disse o presidente do Ippuc.

Além do IMOP, participaram do evento o secretário municipal de Comunicação, Paulo Vítola, o secretário municipal de Turismo, Caíque Ferrante e representantes de diversos órgãos públicos municipais, ONGs, universidades e empresas do segmento de design.

Curitiba + Design

A proposta de estruturação do Programa Curitiba + Design tem o propósito de estabelecer ações conjuntas entre entidades de classe, o Município e setores da iniciativa privada, com metas definidas para os próximos 20 anos.

O intuito é a formação de um ambiente inovador e criativo para Curitiba, atraindo ainda mais talentos e inserindo o pensamento do design no desenvolvimento de uma economia sustentável, criativa e próspera.

Esses princípios vão de encontro aos objetivos do IMOP, que continuamente vem desenvolvendo ações para o fortalecimento do setor da moda no Paraná.